DIÁRIO DE BELEZA DA NOIVA – Cuidados de Unhas #1

Olá Õ/

E aqui estamos nós para dar vida a este novo quadro do Blog.

Vamos ter vários conteúdos de cuidados, dicas, sobre TUDO.

Este é apenas um de vários posts sobre unhas, mas vamos começar pelo início.

Com os primeiros cuidados que deves ter.

Convém começares com estes cuidados o mais cedo possível, sabes que vais casar daqui a um ano, começa JÁ. Começa o mais cedo possível, pois tens que testar muitas coisas até descobrires os melhores produtos para ti.

Quando nos casamos, queremos estar perfeitas.. e aí começamos a ver defeitos, que se calhar, até aqui não incomodavam. Um deles é as nossas unhas, porque são fracas, porque escamam, porque quebram, etc.

Claro que podes sempre ir pelo mais fácil e colorares unhas de gel, mas aí não estás a resolver o problema, e sim a camuflarmos. Se ainda tens tempo, tenta cuidar delas, se a um mês do casamento não tiveres confortável, coloca gel, mas tenta.

Quando temos queda de cabelo, fazemos tratamentos, porque para as unhas metemos gel? É como quem tem queda de cabelo rapar-lo e pôr peruca. Não faz sentido, pois não? então vamos começar a tratar das nossas unhas também.

 

Segue estes passos criteriosamente e vais ver, que vais obter resultados.

 

1º – Hidratar… 

É muito importante hidratar as unhas, como qualquer parte do corpo. Podes sempre que hidratares as mãos, dares uma atenção, com esse mesmo creme, às unhas e cutículas massajando-as.

Tens duas opções para o fazer: (no início eu usaria as duas)

  • A primeira é essa que falei em cima, aproveitar a hidratação das mãos várias vezes ao dia, para massajar as unhas e cutículas.
  • A segunda, é com óleos. E aí podes usar qualquer um que exista no mercado. Se queres uma dica barata, usa o óleo de coco, que dá para muitas outras utilidades, e certamente vamos usá-lo bastante neste quadro. Basta colocares um pouco dele (em líquido) num algodão e ires massajando todas as unhas, cutícula e pele em volta da unha, se tiveres a unha um pouco comprida, coloca também dentro dela. Começa por usa-lo todos os dias antes de dormires, e conforme fores obtendo resultados vai diminuindo para 2 a 3 vezes por semana. Mas se quiseres continuar a usa-lo todos os dias não tem qualquer contra-indicação. Podes usar-lo com ou sem a unha esmaltada.
  • Uma terceira opção, é usares azeite para as hidratares. Colocas da mesma forma com um algodão. Deixas actuar uns minutos (quanto mais melhor) e enxaguas as mão.

Nota: Não precisas encharcar o algodão, basta apenas um pouco, para dar para uma mão.

 

2º – Bases de Unhas… 

A maioria das marcas de vernizes têm uma linha de tratamento. Compra vários de várias marcas para testares. Normalmente estas bases não são transparentes a olho, mas quando aplicadas nas unhas ficam transparentes.

Elas devem ser usadas antes da esmaltação.

NUNCA DEVES COLOCAR DIRECTAMENTE O VERNIZ NA UNHAS.

Essas bases são ricas em vitaminas e fazem toda a diferença ao fim de algum tempo de uso.

Cada vez que fores pintar as tuas unhas, usa uma base diferente. Não existe uma marca melhor, todas são boas, umas são mais ricas numa coisa, outras noutras, por isso usa todas as que poderes (uma de cada vez) e escolhe as tuas favoritas.

Se esmaltares as unhas uma vez por semana, em dois meses já deves saber qual a que preferes e mais fez resultados nas tuas unhas.

Mesmo que não esmaltes as tuas unhas com verniz de cor. Coloca SEMPRE uma base nas unhas, para as fortalecer.

Mas se não queres ou não podes gastar dinheiro em bases de tratamento, tens um post / video com uma receita caseira SUPER POTENTE, aqui no Blog – clica – ela fará tanto resultado como as compradas. Mas também a podes usar como complemento às de compra.

 

3º – Como cuidar das cutículas…

Se seguires todos estes cuidados contínuos, vais reparar que não vai ser preciso cortares as tuas cutículas. Basta uma vez por semana as empurrares com uma espátula. E possivelmente só vais precisar de cortar os excessos de 2 em 2 meses ou mais. Mas não esqueças de as manter bem hidratadas, com as dicas dadas em cima.

 

4º – Acetona…

A acetona é bastante abrasiva para as unhas, por isso não a uses. Para retirares o verniz usa removedor de verniz. Eles normalmente são ricos em vitaminas e hidratam a unha. Eu uso esse da Dikla (esta marca é super boa e tem vários produtos de cuidados de unhas).

Ele custa de 6 a 10€, mas uso-o à muitos anos, e amo-o de paixão. Já até falei dele no início do Blog, ainda ele tinha aquela embalagem quadrada de vidro.

Mas se achas caro, usa o da marca Cien do Lidl. Eu tenho ali para testar. Mas existe muitas pessoas a dizer super bem dele, e custa por volta de uns 3€.

 

5º – Espaço entre esmaltações…

Deves deixar a tua unha descansar de 24 a 48 horas. Para ela poder respirar, mas nesse intervalo, não abdiques das bases de tratamento, principalmente no início do tratamento. Hoje em dia passo mais de um mês sem esmaltar e colocar base e nada acontece, a minha unha continua forte, mas para isso tem que haver muito trabalho por trás.

Mas no início tenta pintar as unhas todas as semanas (com os respectivos intervalos) porque o verniz ajuda a proteger as unhas, podes usar aqueles com efeito gel, pois são mais grossos e acabam por proteger mais a unha dos tombos do dia-a-dia.

 

6º – Luvas…

Sim luvas, todas as actividades domésticas usa luvas, para as protegeres de produtos químicos, como detergentes. Sei que há pessoas que não gostam, mas neste caso vale o sacrifício.

 

7º – Alimentação…

Ok, lá vem a dica clichê . Mas a alimentação faz toda a diferença. E se estás em processo de casamento, parece que vai custar menos 😉 pois vais querer estar em forma para a data.

Tem uma alimentação rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, eles ajudam o corpo a produzir queratina, muito importante para as unhas e não só.  O ferro é outro nutriente essencial para o crescimento das unhas.

 

Espero que tenhas gostado das dicas, tá descansada que estas serão as primeiras de muitas, porque ainda vamos falar de dicas para deixar de roer as unhas, para unhas amareladas e claro muitos tutoriais super fáceis para o dia tão aguardado.

Para estares a par de tudo, já sabes, segue-me nas redes:

Facebook

Google+

Youtube

 

*** Até ao próximo post ***

Um pensamento em “DIÁRIO DE BELEZA DA NOIVA – Cuidados de Unhas #1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *